Os anos 80 é um momento que tem uma história rica no que se refere ao mundo dos videogames, foi uma década de grandes avanços importantes para isso que nos tanto gostamos e não foi difícil tentar encontrar esse top 10, pois esses que aqui estão são jogos importantes nessa historia. Desde a continuação do sucesso com o mercado de Arcade, o início de jogos de PC, a quebra da indústria norte-americana, e a ascensão popular de consoles domésticos. Realmente muito aconteceu mas esses jogos sobreviveram aos anos e são lembrados até hoje.
10 - Castle Wolfenstein - 1981 (Muse Software)
Situado na Segunda Guerra Mundial, no Castelo Wolfenstein seu principal objetivo é fazer o seu caminho através dos níveis do castelo, descobrir os planos de guerra, e fugir com todos os seus membros. Começando com apenas uma arma e alguma munição, para derrotar os guardas que estão em seu caminho. Castle Wolfenstein era tão tão influente na década de 1980 que os jogos feitos em seguida ajudaram o FPS a ganhar popularidade.
9 - Q*Bert - 1982 (Gottlieb)
Começamos com Q * Bert - o jogo de plataforma onde o objetivo é mudar todas as cores dos cubos para avançar para o próximo nível. A fim de fazer isso, o personagem tem que saltar para cada bloco, ativando a mudança. O jogo ia ficando cada vez mais difícil ao passar dos leveis, com a adição de vários inimigos. Como o Coily que persegue você, Ugg que se pendura dos lados da plataforma e Slick e Sam que reverte o seu progresso mudando as cores de volta. Este jogo se tornou um sucesso tão grande que é um dos jogos de arcade mais comercializado da década de 80.
8 - Duck Hunt - 1984 (Nintendo)
Não vamos começar falando do cão. Todos nós odiamos vê-lo, surgir e rir de nossas tentativas fracassadas. O jogador precisa atirar nos patos, que voam em todas as direções. Depois de um determinado número de hits com sucesso, o jogador pode avançar para o próximo nível. O jogo não recebeu muitos comentários no início, mas depois tornou-se um dos jogos mais memoráveis. Ele também inovou trazendo a arma de luz para consoles domésticos o que tornava tudo mais divertido!
7 - Street Fighter - 1987 (Capcom)
Em Street Fighter, o jogador assume o papel de Ryu, competindo no torneio mundial que se estende por cinco países, onde se encontra 10 adversários ao longo de seu caminho para a vitória. Em seus jogos, ele pode executar três ataques por socos e pontapés. Não vamos esquecer que ele também pode fazer três ataques especiais que usam uma combinação de botões. Street Fighter tornou-se tão popular que foi importado para vários sistemas de videogames depois de sair do arcade, e faz sucesso até hoje.
6 - Pole Position - 1982 (Namco)
Pole Position trouxe algumas inovações para os jogos de gênero corrida - um circuito de pista de corrida real e uma volta de qualificação, onde o jogador tinha que competir antes da corrida real. Depois de completar a pré corrida, a corrida de F1 começaria. Um jogo simples mas que conquistou muitos, por ser muito divertido e ainda sim desafiador. E ainda continua, já que ainda muitas pessoas o jogam seja nos consoles, no computador e até mesmo iPods.
5 - Donkey Kong - 1981 (Nintendo)
Donkey Kong é creditado como sendo a grande volta da indústria de videogames, além de ser um grande avanço para a Nintendo. A Nintendo atribuiu Shigeru Miyamoto com o trabalho de acabar com a falha dos vídeo games e torná-lo algo que iria trazer sucesso nos Estados Unidos que não estava muito bem com a indústria gamer. Funcionou. As pessoas adoraram o jogo em que o personagem é para resgatar Pauline de DK, tendo que subir um canteiro de obras com obstáculos, a fim de salva-la. Sem duvida é um dos maiores clássicos da historia do videogame é responsável pela origem de dois dos personagens mais famosos da Nintendo!
4 - Mega Man - 1987 (Capcom)
Mega Man foi sem duvida um jogo muito bom e fez muito sucesso quando foi lançado, com gráficos bonitos o que enchia os olhos das pessoas quando iam joga-lo. A história é sobre Mega Man que combate o mal contra Dr. Wily e seus robôs. O jogo em si tem uma abordagem não-linear, que é o completo oposto de outros jogos como Super Mario Bros, você é capaz de escolher o nível que deseja começar e de lá ir. Depois de completar cada nível e derrotar o chefe, Mega Man vai adquiri as armas do chefe derrotado. Sim esse jogo merece estar aqui.
3 - Super Mario Bros. - 1985 (Nintendo)
Mario é considerado o mascote da indústria de videogames. Super Mario Bros 'estrelando' Mario onde ele passa por vários níveis, batendo em inimigos e coletando moedas, tudo para chegar a Princesa Peach e resgatá-la de Bowser. Foi um tremendo sucesso de tal forma que quase todos os consoles da Nintendo tem ele disponível para jogar, e está no segundo lugar do jogo mais vendido do mundo.
2 - Tetris - 1984 (Alexey Pajitnov)
Tetris - o jogo em que seu título deriva a partir do prefixo numérico grego tetra (toda a peças do jogo contêm quatro segmentos) e tênis (esporte favorito do criador). Este jogo pode ficar altamente viciante para um objetivo tão simples. O objetivo é alinhar os blocos, girando-os para que não haja lacunas entre as peças. Quando as linhas são totalmente preenchidas com os blocos, ele desaparecerá. Quanto mais linhas você limpar, maior a pontuação! Mas todo mundo sabe disso né, afinal de contas quem nunca jogou Tetris, porque até hoje é produzidas novas versões.
1 - Pac-Man - 1980 (Namco)
Você não pode pensar em 1980 sem lembrar de Pac Man. O ícone da década, que teve série animada na televisão, músicas, e várias formas de merchandising inspiradas nele. O jogo com a mecânica mais simples de todas, para divertir todas as idades, que é basicamente comer todas as bolinhas que tem na tela e não ser pego pelos fantasmas. Uma vez que todas as bolas são comidas, o jogador avança para a próxima fase. Você também pode comer as bolinhas de energia que piscam nos quatro cantos. Eles permitem que você temporariamente "coma" seus inimigos e enviá-los voando de volta para sua casa. A influência de Pac-Man em jogos de vídeo é sentida até hoje, é por isso que é 1º dessa lista.